Confira principais trechos da entrevista com Moammar, pré-candidato a prefeito pelo Avante

Luis Gustavo, Da Redação


Moammar Muhammad El Abed desde quando ingressou no Rotary Clube, vem fazendo ações sociais há 18 anos, e exercendo o trabalho de Engenheiro Civil. Natural de Nova Andradina, seus pais sãos pioneiros da cidade.

"Em 46 anos de Nova Andradina, já vi vários cenários políticos e hoje procurei me envolver mais na política, me filiei ao PSL, ouve desavença nos projetos e então tentei ajudar na criação do partido Aliança, mas o partido não nasceu. Aí surgiu o Avante abrindo as portas para mim", explicou Moammar.

"Temos uma gama de projetos em todos os setores, criar uma comissão de pessoas influentes, empresas que querem ampliar ou nascer. Nova Andradina tem uma logística boa, sabemos que é difícil uma empresa grande vim para cá, mas com incentivos fiscais, matéria-prima e mão de obra qualificada é possível. O foco mais real é o comércio que já existe na cidade, também a pecuária e agricultura. Precisamos trazer a iniciativa privada para dentro do setor público. Nova Andradina é como uma empresa, gera emprego, tem colaboradores, diferente da prefeitura que tem que trazer bem-estar à população", ressaltou.

Para Moammar o pequeno produtor rural tem que ter mais incentivos. "A gente se baseia em projetos que já deram certo em outras cidades, como Maringá. Lá foi feito e desenvolvido o frigorífico de aves. Não precisa de muito espaço, basta uma chácara. Essa é uma ideia", disse o pré-candidato.

Durante a live Moammar falou sobre a inclusão social – professores com capacitação para incluir crianças deficientes às atividades escolares. Evasão social – com o desenvolvimento que vem acontecendo, população brasileira envelhecendo, tem menos jovens na escola, essa é uma tendência mundial. "Essas são duas medidas importantes, desenvolver apostilas específicas para cada necessidade especial. Atualização na capacitação dos professores, com base científica", pontuou.

Conforme Moammar, se as escolas fossem de período integral, daria para agregar a cultura.

Sobre a infraestrutura, Moammar explicou que, como o asfalto quase todo concluído, temo um projeto de absorção de chuva. “Também temos a parte do lazer, atrás do 8º Batalhão da Polícia Militar por exemplo, tem um vale, dá para fazer ciclovias, parque, onde a água da chuva também é absorvida. Quero fazer uma cidade sustentável em energia, é um projeto a longo prazo mais quero ver um dia a energia sustentável, solar, para todas as praças e vias públicas, sem custo. Nova Casa Verde por ser um local menor poderia trabalhar essa energia fotovoltaica".

Em relação ao trânsito, o pré-candidato explanou projetos. "Depois que a ponte caiu ficou complicado o tráfego, mas se olharmos o trânsito no centro da cidade, temos problemas apenas com estacionamento. Um projeto que já estava sendo usado era a Zona Azul, que saiu. O projeto mais barato seria a conscientização dos comerciantes e funcionários, a não estacionarem na área central. Outra ideia que vem sendo usada em grandes cidades se chama Urbiótico, onde se coloca sensores nos estacionamentos, tem um aplicativo para isso mostrando onde há vagas disponíveis. Uma vantagem nesse aplicativo é que ele mostra quanto tempo o carro está parado, sendo possível tomar algumas medidas. O mesmo aplicativo também permite vender propagandas dos próprios comércio da cidade".

Ao ser questionado o seu futuro plano de governo, Moammar disse que o grupo de governo já está definido, são todos técnicos, uma ideia de trazer a população à política, uma vez que nenhum deles participou até então da política. “A partir do momento que se coloca pessoas da sociedade dentro da prefeitura fica mais fácil a socialização", disse.

Sobre o distrito de Nova Casa Verde, ele quer uma subprefeitura, analisar a situação de regularização dos terrenos, baratear as taxas. “O distrito tem que se preparar para uma futura emancipação”, destacou.

Já para os assentamentos quer criação de aves, que pode ser feito em pequenas propriedades e o primeiro plano para esse setor, de acordo com o pré-candidato.

Acompanhe a entrevista na íntegra, gravada por meio de uma live na página do Jornal da Nova.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!